segunda-feira, 7 de março de 2011

O que é Doula?


O que significa Doula?
São mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto, antigamente a parturiente era acompanhada durante todo o parto por mulheres mais experientes suas mães, as irmãs mais velhas, amigas e vizinhas o parto era um evento experienciado por outras mulheres.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, no seu guia “Assistência ao Parto Normal; um guia pratico” (OMS/SRF/MSM/96.24), P.13 se refere á doula como...........prestadora de serviços que recebeu um treinamento básico sobre parto e que está familiarizada com uma ampla variedade de procedimentos de assistência . Fornece apoio emocional, consistindo de elogios, reafirmação, medidas para aumentar o conforto materno, contato físico...presença amiga constante.

O que fazem as Doulas?
Na gestação discutem as opções para o parto e pós-parto. Durante o trabalho de parto ajudam a gestante com massagens, técnicas de respiração e posições que ajudem o nascimento do bebê, principalmente com apoio emocional, massagens e palavras de encorajamento e colaboram com o vinculo materno infantil.

O que não fazem?
Exames, procedimentos médicos, diagnóstico, prescrições, etc. Essas são funções do médico e enfermeiros obstetras.

Por que devo contratar uma doula?
As vantagens são que pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode diminuir: 50% as taxas de cesáreas, em 20% a duração do trabalho de parto.

Na prática a Doula faz?
Antes do parto: Ela orienta o casal das mudanças e o que esperar do trabalho do parto e pós–parto, ajuda a mulher a se preparar física e emocional para o momento do parto, montar com o casal o que denominamos de “Plano de Parto”, que é uma lista de preferências do casal, como a posição do parto, as intervenções médicas que serão realizadas ou não, se ela vai estar com a doula durante o trabalho de parto, amamentação e contato pele a pele. A doula indicará os pós e contra de cada procedimento realizado, porém a decisão cabe ao casal.

Durante o trabalho de parto: A doula colabora com a mulher em trabalho de parto elucidando algumas dúvidas que podem surgir, na hora das contrações a doula pode encontrar a melhor posição para o trabalho de parto e no parto, mostra formas de relaxamento, propõem medidas naturais que podem aliviar as dores, banhos, massagens. Dará a ela suporte para que ela tenha seus desejos, privacidade e seus direitos garantidos, ouvidos e respeitados.

Após parto: Ela visita a família atendida, oferecendo apoio para o que denominamos puerpério, que é o período pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê, e o fortalecimento do vinculo de mãe e bebê. A doula fica a disposição da família, respeitando o desejo da puérpera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário