segunda-feira, 16 de julho de 2012

O evento parto não é apenas um evento físico é psicológico.A famosa ansiedade pós parto pode ser minimizadas, através de encontros com gestantes ou uma conversa com a doula e um apoio psicoterápico.
Ofereço acompanhamento para gestantes e casais. Beijos Banhados de Ocitocina.






Existem partos normais e cesarianas, que é um ato cirúrgico indicado em algumas situações especificas.
Segundo Maldonado (2002) o parto normal em si tem três fases, período de transição, o período de dilatação que é caracterizado pelas fortes contrações que corroboram para a abertura do canal de parto o colo uterino que deve dilatar 10 cm e após ruptura da bolsa da água, o período expulsivo é caracterizado pelos puxos que fazem que o bebê “coroe” na parte externa da vagina.
Se a palavra da gravidez é a ambivalência a palavra do parto é luto, luto devido às ansiedades persecutórias relacionadas à separação do feto, o final da gestação inaugura segundo Soifer (1980), a partir do momento expulsivo do parto agora o bebê se concretiza a parturiente assumirá os cuidados fisiológicos e psicológicos antes proporcionados pela placenta.
 “Por um lado ela revive inconscientemente a angústia sofrida durante toda a passagem pelo canal do parto, ou seja, vai irrompendo nela a angústia do trauma do nascimento”. (SOIFER,p.51).

Segundo Maldonado, o parto inaugura um rito de passagem de filha para mãe e não existindo a possibilidade de retorno é um momento crucial e de alta complexidade psíquica, o parto é um momento único e fugaz em contrapartida não permite a elaboração que a gestação proporciona.
 “Em contraste com a gravidez cuja evolução é lenta e permite que as diversas mudanças ocorram aos poucos o parto é um processo abrupto que rapidamente produz mudanças intensas.” (MALDONADO, 2002 p. 67).

Sabemos que o trabalho de parto é um evento estressante, porém pode ser exacerbado por uma postura passiva da parturiente e uma postura rígida da equipe de saúde que pode favorecer uma distócia emocional de parto que consiste em um trabalho de parto mais demorado, prejudicando assim o vinculo materno infantil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário