segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aspectos Psicólogicos da Gestação

Olá leitores do meu blog!

Hoje resolvi publicar uma parte de um dos capítulos de minha monografia que estou começando a "gestar", trata-se dos aspectos psicólogicos da gestação entretanto o tema é A construção do vínculo materno infantil no ambiente hospitalar.

Bom, é uma pincelada nos aspectos psicólogicos da gestação.

Espero que gostem.Dúvidas Converse com a Doula.

Aspectos psicológicos da gestação.


A gestação é um momento único na vida de uma mulher, é um momento que mobiliza ansiedades especificas dessa fase, os aspectos psicológicos da gestação não acompanham o biológico, desde a união de um óvulo e espermatozoíde é considerado o inicio da gestação, entretanto a mulher só se considerará grávida após a sua descoberta através de exame.

O sentimento de ambivalência é mobilizado nessa fase de descoberta, momentos de euforia, sensação de completude, e a dúvida será o momento certo? Segundo Soifer (1980) desde a descoberta a mulher já apresenta o mecanismo de regressão, ocorre uma identificação com o feto que está “dormindo em seu ventre”, segundo a mesma autora supracitada as náuseas e os vômitos servem para confirmar essa gravidez de modo concreto.



Maldonado (2002) relata que o terceiro trimestre é considerado o mais estável emocionalmente, a partir dos primeiros movimentos fetais é dado um fenômeno denominado personificação do feto, é dado personalidade a partir da intensidade desses movimentos.

No último trimestre ainda segundo Maldonado (2002) a ansiedade é aumentada em altos níveis devido à proximidade do parto, e as sensações de esvaziamento, encerrando a antiga sensação de completude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário