quinta-feira, 24 de março de 2011

Pré- Natal Psicólogico

A gestação, não é apenas um ato biológico, cuidar do emocional é se preparar para o momento do parto, essa discussão é recente e o que denominamos de psicoprofilaxia, ou pré- natal psicológico.

Na gestação muitas sentimentos se modificam de maneira irreversível, á mudança de papéis sociais, antes eram cuidados como filhos e agora irá ser provedor do cuidado materno e paterno, o pré-natal psicológico proporciona o preparo emocional para essa mudança de papéis que não é simples, o papel da escuta é importante ouvir o casal e suas angústias é

essencial

Objetivo da psicoprofilaxia ou pré- natal psicológico, não é apenas preparar para o parto, mas é uma preparação para o casal no sentido o que pode modificar nessa relação após o nascimento do bebê, como formar essa nova estrutura familiar, esse manejo facilita o vínculo paterno-filial e prepara para o casal para mudança relacional.
O pré natal psicológico facilita também o empoderamento da mulher, sua postura ativa diante das decisões do parto, não permitindo assim que essa mulher apenas espere mas ela busque a sua vontade.
Os efeitos dessa preparação têm como objetivo aliviar as tensões, sanar as dúvidas aumentar a confiança do casal, estimular a fala a escuta desse casal, contribuir para que esse casal esteja preparado para vivenciar essas emoções de maneira clara estar prontos para as mudanças e varações desse período delicado e maravilhoso.
A conversa com a Doula pode favorecer esse contato e o pré-natal psicológico deve incluir simulações de parto e sanar as dúvidas que devem surgir desse acontecimento máximo que É O PARTO, algo que causa nas mulheres grande temor, acalmar e desmitificar os mitos que circundam o parto.
Vou finalizar esse post, dizendo uma frase da terapia comunitária que esclarece a importância da fala, da escuta de não reprimir sentimentos “Quando a boca fala os órgão calam”, a melhor forma de relaxamento não é apenas ler várias enciclopédias de mãe e bebê, não é apenas cuidar do ato biológico mas preparar emocionalmente para esse rito de passagem que é o parto, podendo integrar corpo e mente.
Esse é seu espaço converse com a Doula.
Abraços banhados de ocitocina até mais.

Natália Cristiane Macário
Psicóloga e Doula

segunda-feira, 7 de março de 2011

O que é Doula?


O que significa Doula?
São mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto, antigamente a parturiente era acompanhada durante todo o parto por mulheres mais experientes suas mães, as irmãs mais velhas, amigas e vizinhas o parto era um evento experienciado por outras mulheres.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, no seu guia “Assistência ao Parto Normal; um guia pratico” (OMS/SRF/MSM/96.24), P.13 se refere á doula como...........prestadora de serviços que recebeu um treinamento básico sobre parto e que está familiarizada com uma ampla variedade de procedimentos de assistência . Fornece apoio emocional, consistindo de elogios, reafirmação, medidas para aumentar o conforto materno, contato físico...presença amiga constante.

O que fazem as Doulas?
Na gestação discutem as opções para o parto e pós-parto. Durante o trabalho de parto ajudam a gestante com massagens, técnicas de respiração e posições que ajudem o nascimento do bebê, principalmente com apoio emocional, massagens e palavras de encorajamento e colaboram com o vinculo materno infantil.

O que não fazem?
Exames, procedimentos médicos, diagnóstico, prescrições, etc. Essas são funções do médico e enfermeiros obstetras.

Por que devo contratar uma doula?
As vantagens são que pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode diminuir: 50% as taxas de cesáreas, em 20% a duração do trabalho de parto.

Na prática a Doula faz?
Antes do parto: Ela orienta o casal das mudanças e o que esperar do trabalho do parto e pós–parto, ajuda a mulher a se preparar física e emocional para o momento do parto, montar com o casal o que denominamos de “Plano de Parto”, que é uma lista de preferências do casal, como a posição do parto, as intervenções médicas que serão realizadas ou não, se ela vai estar com a doula durante o trabalho de parto, amamentação e contato pele a pele. A doula indicará os pós e contra de cada procedimento realizado, porém a decisão cabe ao casal.

Durante o trabalho de parto: A doula colabora com a mulher em trabalho de parto elucidando algumas dúvidas que podem surgir, na hora das contrações a doula pode encontrar a melhor posição para o trabalho de parto e no parto, mostra formas de relaxamento, propõem medidas naturais que podem aliviar as dores, banhos, massagens. Dará a ela suporte para que ela tenha seus desejos, privacidade e seus direitos garantidos, ouvidos e respeitados.

Após parto: Ela visita a família atendida, oferecendo apoio para o que denominamos puerpério, que é o período pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê, e o fortalecimento do vinculo de mãe e bebê. A doula fica a disposição da família, respeitando o desejo da puérpera.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Conversando com a Doula

Olá!

Seja bem vindo ao nosso blog, nosso porque todos vamos faze-lo crescer bem como queremos que cresça o membro que chega ao lar.

Primeiramente quero me apresentar: meu nome é Natália, tenho 25 anos, sou Psicóloga. Possuo curso de psicologia perinatal, onde se trabalha a psicologia em torno do nascimento da criança, os aspectos psicológicos da gestação, parto e puerpério.
Antes de me formar já era apaixonada pelo trabalho com gestantes! Fui voluntária de um grupo que atendia gestantes na favela do Amor em Santo André (ela recebeu esse nome pelo grande número de gestantes que viviam nesse lugar) e confesso que é um mundo fascinante, costumo dizer que fui banhada de ocitocina (hormônio do amor) nesse instante.
Trabalhei com gestantes de alto risco, com mães e bebês atuando como psicóloga hospitalar, compreendendo os aspectos psicológicos da gestação, parto e puerpério, e foram quase dois anos experienciando os mais diversos casos que enriqueceram minha caminhada profissional e me fizeram tomar uma decisão: Quero ser Doula!
Conheci o trabalho de doula através do curso que realizei de psicologia perinatal e me apaixonei pelo trabalho, me deparei com vídeos e relatos de parto que me emocionaram e esse contato foi o “divisor de águas na minha vida”. Pensei quantas parturientes merecem esse acolhimento esse respeito na hora do parto? Então resolvi em fevereiro de 2011 me colocar a disposição, já que palavra Doula vem do grego “aquela que serve”, me coloco a serviço das gestantes colaborando para sua tomada de decisão de não apenas “velejar conforme a maré”, mas estar no comando na gestação, parto e puerpério.

Contatos
Fone: (11) 8244-7861
e-mail: conversandocomadoula@gmail.com